sexta-feira

Bem-vindo Outono!













Regras de Comportamento e de Civismo na Escola/Biblioteca


Portefólios


segunda-feira

Bom regresso às aulas!!!
2010/2011

terça-feira

Férias

sexta-feira

Festa de Encerramento do Ano Lectivo

Na festa de encerramento do ano lectivo, os alunos do 4ºAno apresentaram a peça de teatro "O três porquinhos" em fantoches de meia.

sábado

Rosa Lobato de Faria

domingo

Encerramento das Actividades do Projecto "Baú de Leitura" 2009/2010
No passado dia 09 de Junho, decorreu a sessão de encerramento do Projecto Baú de Leitura, no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos.Antes da abertura da sessão, o Secretário Regional de Educação e Cultura, o Presidente da Câmara local, entre outras entidades, discursaram sobre a importância e a motivação dos alunos para a leitura.No decorrer do programa, alguns alunos apresentaram dramatizações, canções, declamação de poesia, entre outros. No final, realizou-se a entrega de diplomas e presentes aos alunos "Top Leitores" e os certificados de participação aos dinamizadores do referido projecto.Todos os presentes foram convidados a visitar a exposição de vários trabalhos durante este ano lectivo.

sábado



terça-feira

III Feira do Livro

A EB1/PE do Lombo do Atouguia convida V. Ex.ª a assistir à sessão de abertura da Feira do Livro que terá lugar no dia 2 de Junho, pelas 14h30m, com a presença do escritor madeirense, Excelentíssimo Senhor Secretário Regional da Educação e Cultura, Dr. Francisco Fernandes.
Contamos desde já com a Vossa presença!
Exposição Irmãos Grimm e Hans Christien Andersen

No âmbito do projecto Baú de Leitura, está a decorrer uma exposição itinerante de trabalhos sobre os Irmãos Grimm e Hans Christien Andersen.
Esta é a actividade concelhia desenvolvida pelas seis escolas participantes no projecto, neste ano lectivo. A saber: EB1/PE Vasco da Gama Rodrigues-Paul do Mar; EB1/PE Lombo do Atouguia; EB1/PE Lombo do Guiné; EB123/PE Prof. Francisco Barreto; EB1/PE Vale e Cova do Pico e EB1/PE da Ponta do Sol.

sexta-feira

domingo

Celebra-se no próximo dia 23 de Abril, Sexta-feira, o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor,data instituída pela UNESCO, que procura promover o livro e para prestar tributo aos grandes autores da literatura mu ndial que nasceram ou morreram neste dia, como é o caso de Cervantes e Shakespeare.A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade”
Nesta data celebra-se também o direito de autor. Um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (artigo 27º) e pela Constituição da República Portuguesa (artigo 42º). O direito de autor funciona simultaneamente como garantia de defesa do património e dos valores culturais.



***********************************************************
No dia 20 de Abril, o Professor Nuno Maciel, da Escola Básica e Secundária da Calheta fez-nos uma visita onde falou da importância do livro e da leitura. O professor leu-nos a história "O Macaco de Rabo Cortado" de António Torrado. Depois fez um sorteio e ofereceu o livro a um aluno da nossa escola. O sortudo foi o Diogo do 3º Ano





sexta-feira

Primavera


quarta-feira


A Páscoa está a chegar!
Há muitos ovos para comer
E amêndoas para saborear!
Vamos juntos festejar!
Um cesto cheio de ovos
Todos vão querer
Cobertos de chocolate
Vamos todos comer!
A Páscoa chegou
E com ela muita alegria
Os dias estão mais belos
Cheios de harmonia!
Coelhinho da Páscoa
Não te esqueças de mim
Traz-me ovos e amêndoas
E deixa no meu jardim!
Trabalho colectivo - 4º Ano
Triatlo Literário

No dia 22 de Março, pelas 10 horas, teve lugar na EB1/PE do Lombo Guiné a Final Concelhia do Triatlo Literário. O João Carlos do 4º ano foi o aluno escolhido pela nossa escola para realizar as três provas: leitura, cultura geral e escrita .
A nossa escola também participou neste evento com a peça de teatro "Rapunzel".
Estão todos de parabéns pelo empenho.

Dia do Pai
Para assinalar este dia tão importante recebemos na nossa escola o pai do João Carlos do 4º ano. A turma preparou uma música e o João declamou um poema. O pai do João contou-nos a história "A que sabe a lua?" e respondeu a algumas questões relacionadas com a sua profissão.

Para celebrar o DIA DO PAI os alunos, na Biblioteca, ouviram histórias muito engraçados e elaboraram um postal muito bonito para oferecer ao pai no dia 19 de Março.

________________________________________________________

Na hora do conto, os alunos do Pré-Escolar ouviram atentamente a história “Eu e o meu Papá” de Alison Ritchie.

"O meu Papá é fantástico
E melhor pai não há!
Seremos amigos para sempre,
Eu e o meu Papá!
____________________________________________________

Os alunos do 1º ano ouviram com entusiasmo a história "Pê de pai" de Isabel Martins, e depois conversamos um pouco sobre esta efeméride. Depois pintaram uma imagem muito bonita alusiva ao Dia do Pai e elaboraram um postal.
"Pai
Tu é meu amigo!
Eu gosto muito de ti!"


Pai, tu és meu amigo

Melhor no mundo não há

Gosto de estar contigo

Amo-te muito papá!

2º Ano

************************

Pai,

Por todo o carinho

Amor e dedicação

Recebe um beijinho

De todo o meu coração!

3º Ano

****************************

Pai, tu és o meu mundo

E a estrela que me guia

Tens um coração bem fundo

Onde reina muita alegria

4º Ano

segunda-feira

Os meus amigos...




“Eu tenho muitos amigos mas há um que é muito especial. Ele chama-se André.
Eu gosto de brincar com ele às escondidas e às apanhadas…
Quando estou com ele sinto-me bem. Ele também é muito meu amigo. Também chateamo-nos às vezes mas passa logo.
O meu amigo é muito verdadeiro, sincero e muito simpático."


Eduardo - 3ºAno

“ Eu tenho muitos amigos. No recreio brincamos às apanhadas e ao “pisa-pisa”. O meu melhor amigo é o André porque ele brinca comigo…
Eu e os meus amigos chateamo-nos às vezes mas passa logo. Tenho 390 amigos no Facebook, incluindo franceses.
Eu adoro os meus amigos porque eles lembram-se sempre de mim.
Tenho um segundo melhor amigo que se chama Eduardo. O meu terceiro amigo é o Wilson”


Élvio - 3º Ano

quinta-feira

Hans Christian Anderesen


Hans Christian Andresen (Odense, 2 de Abril de 1805 - Copenhague, 4 de Agosto de 1875) foi um poeta e escritor dinamarquês de histórias infantis. O pai era sapateiro, o que levou Andresen a ter dificuldades para se educar, mas os seus ensaios poéticos e o conto "Criança Moribunda" garantiram-lhe um lugar no Instituto de Conpenhagen. Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido.
Entre os contos de Andresen, destacam-se: "O Abeto", "O Patinho Feio", "A Caixinha de Surpresas", "Os Sapatinhos Vermelhos", "O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio", "O Soldadinho de Chumbo", "A Pequena Sereia", "A Roupa Nova do Rei". "A Princesa e a Ervilha" dentre outros.
"Os doces desportivos são a nossa fonte de energia saudável diária"
"O desafio do mês de Outubro, para além de registar o consumo de fruta e legumes dos participantes, pedia uma interpretação livre através de texto, desenho ou colagens do tema Os doces desportivos são a nossa fonte de energia saudável diária”.(...)Nos últimos dias recebemos participações de mais de 200 turmas de todo o país, foram então seleccionadas 20 turmas como finalistas, entre as quais se apuraram as 2 turmas vencedoras que vão receber uma visita do Sportacus e da Estefânia.
Todos cumpriram com o essencial, comeram muitos doces desportivos durante o mês de Outubro, no total foram consumidos mais de 30.000 doces desportivos por todas as crianças que participaram nesta campanha.
Os trabalhos não podiam ser mais criativos, tivemos muito trabalho para selecionar os 20 melhores e até estamos a pensar fazer uma exposição com esses trabalhos! (...) Fotografias dos trabalhos finalistas

O trabalho da nossa escola está entre os seleccionados!!!!


"Depois desta adesão massiva, esperam-se ainda mais participações para as próximas etapas. O mês de Fevereiro traz um novo desafio, desta vez ligado às máscaras e à fotografia. "
Dia da Amizade

Para celebrar o dia da Amizade e de S. Valentim, os alunos do Pré-Escolar ouviram com muita atenção a história "O Sapo Apaixonado" e pintaram um desenho muito engraçado.

quarta-feira

Programa de rádio "Educando"
No passado dia 11 de Fevereiro, as escolas da Ponta do Sol e da Calheta participarem no programa de rádio "Educando", projecto do Baú de Leitura.
A Adriana do 4º Ano foi em representação da nossa escola declamar o poema "É urgente o amor" do poeta português Eugénio de Andrade, pois este programa foi dedicado ao dia dos Namorados e da Amizade.
Todos os alunos revelaram entusiasmo e grande expectativa, pois não é todos os dias que estão presentes num estúdio de uma rádio e em contacto com a locutora Jacinta Rodrigues.
O programa foi emitido no dia 13 de Fevereiro pelas 9h30m na Rádio Jornal da Madeira.


sábado


"Somos iguais, diferentes"

Na hora do conto, os alunos do 4º Ano ouviram com muita atenção a história “O Pequeno Trevo” de Ana Cristina Luz.
Para além de ter uma boa iniciativa, tem também uma espectacular componente didáctica de intervenção junto dos alunos. Aborda aspectos como a diferença e a amizade, perante a diferença simbolicamente representada por um trevo de quatro folhas.
O livro é acompanhadado por um DVD com música e letra de João Portugal.
Depois da leitura da história, os alunos elaboraram uma banda desenhada.
Somos iguais, diferentes
Não nos interessa, o aspecto
Queremos que o mundo inteiro
dê ao trevo muito afecto!

Brincando com as figuras geométricas

quinta-feira

O Inverno já chegou! Que friooooo


****

Homenagem ao Inverno...

A chuva bate na janela

E faz plim plim.

A paisagem é tão bela

Que até parece não ter fim!



***

O Inverno chegou

E a chuva pingou

O vento acordou

E a família brindou.



***

O vento já chegou

Que triste lamento

A chuva acordou

Que belo momento.

Quadras elaboradas pelos alunos do 3º Ano...



sábado


Concurso Literário

"Uma aventura... literária 2010"




Vamos cantar os Reis!