domingo

Celebra-se no próximo dia 23 de Abril, Sexta-feira, o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor,data instituída pela UNESCO, que procura promover o livro e para prestar tributo aos grandes autores da literatura mu ndial que nasceram ou morreram neste dia, como é o caso de Cervantes e Shakespeare.A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade”
Nesta data celebra-se também o direito de autor. Um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem (artigo 27º) e pela Constituição da República Portuguesa (artigo 42º). O direito de autor funciona simultaneamente como garantia de defesa do património e dos valores culturais.



***********************************************************
No dia 20 de Abril, o Professor Nuno Maciel, da Escola Básica e Secundária da Calheta fez-nos uma visita onde falou da importância do livro e da leitura. O professor leu-nos a história "O Macaco de Rabo Cortado" de António Torrado. Depois fez um sorteio e ofereceu o livro a um aluno da nossa escola. O sortudo foi o Diogo do 3º Ano





sexta-feira

Primavera


quarta-feira


A Páscoa está a chegar!
Há muitos ovos para comer
E amêndoas para saborear!
Vamos juntos festejar!
Um cesto cheio de ovos
Todos vão querer
Cobertos de chocolate
Vamos todos comer!
A Páscoa chegou
E com ela muita alegria
Os dias estão mais belos
Cheios de harmonia!
Coelhinho da Páscoa
Não te esqueças de mim
Traz-me ovos e amêndoas
E deixa no meu jardim!
Trabalho colectivo - 4º Ano
Triatlo Literário

No dia 22 de Março, pelas 10 horas, teve lugar na EB1/PE do Lombo Guiné a Final Concelhia do Triatlo Literário. O João Carlos do 4º ano foi o aluno escolhido pela nossa escola para realizar as três provas: leitura, cultura geral e escrita .
A nossa escola também participou neste evento com a peça de teatro "Rapunzel".
Estão todos de parabéns pelo empenho.

Dia do Pai
Para assinalar este dia tão importante recebemos na nossa escola o pai do João Carlos do 4º ano. A turma preparou uma música e o João declamou um poema. O pai do João contou-nos a história "A que sabe a lua?" e respondeu a algumas questões relacionadas com a sua profissão.

Para celebrar o DIA DO PAI os alunos, na Biblioteca, ouviram histórias muito engraçados e elaboraram um postal muito bonito para oferecer ao pai no dia 19 de Março.

________________________________________________________

Na hora do conto, os alunos do Pré-Escolar ouviram atentamente a história “Eu e o meu Papá” de Alison Ritchie.

"O meu Papá é fantástico
E melhor pai não há!
Seremos amigos para sempre,
Eu e o meu Papá!
____________________________________________________

Os alunos do 1º ano ouviram com entusiasmo a história "Pê de pai" de Isabel Martins, e depois conversamos um pouco sobre esta efeméride. Depois pintaram uma imagem muito bonita alusiva ao Dia do Pai e elaboraram um postal.
"Pai
Tu é meu amigo!
Eu gosto muito de ti!"


Pai, tu és meu amigo

Melhor no mundo não há

Gosto de estar contigo

Amo-te muito papá!

2º Ano

************************

Pai,

Por todo o carinho

Amor e dedicação

Recebe um beijinho

De todo o meu coração!

3º Ano

****************************

Pai, tu és o meu mundo

E a estrela que me guia

Tens um coração bem fundo

Onde reina muita alegria

4º Ano

segunda-feira

Os meus amigos...




“Eu tenho muitos amigos mas há um que é muito especial. Ele chama-se André.
Eu gosto de brincar com ele às escondidas e às apanhadas…
Quando estou com ele sinto-me bem. Ele também é muito meu amigo. Também chateamo-nos às vezes mas passa logo.
O meu amigo é muito verdadeiro, sincero e muito simpático."


Eduardo - 3ºAno

“ Eu tenho muitos amigos. No recreio brincamos às apanhadas e ao “pisa-pisa”. O meu melhor amigo é o André porque ele brinca comigo…
Eu e os meus amigos chateamo-nos às vezes mas passa logo. Tenho 390 amigos no Facebook, incluindo franceses.
Eu adoro os meus amigos porque eles lembram-se sempre de mim.
Tenho um segundo melhor amigo que se chama Eduardo. O meu terceiro amigo é o Wilson”


Élvio - 3º Ano

quinta-feira

Hans Christian Anderesen


Hans Christian Andresen (Odense, 2 de Abril de 1805 - Copenhague, 4 de Agosto de 1875) foi um poeta e escritor dinamarquês de histórias infantis. O pai era sapateiro, o que levou Andresen a ter dificuldades para se educar, mas os seus ensaios poéticos e o conto "Criança Moribunda" garantiram-lhe um lugar no Instituto de Conpenhagen. Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias, e principalmente, contos de fadas, pelos quais é mundialmente conhecido.
Entre os contos de Andresen, destacam-se: "O Abeto", "O Patinho Feio", "A Caixinha de Surpresas", "Os Sapatinhos Vermelhos", "O Pequeno Cláudio e o Grande Cláudio", "O Soldadinho de Chumbo", "A Pequena Sereia", "A Roupa Nova do Rei". "A Princesa e a Ervilha" dentre outros.
"Os doces desportivos são a nossa fonte de energia saudável diária"
"O desafio do mês de Outubro, para além de registar o consumo de fruta e legumes dos participantes, pedia uma interpretação livre através de texto, desenho ou colagens do tema Os doces desportivos são a nossa fonte de energia saudável diária”.(...)Nos últimos dias recebemos participações de mais de 200 turmas de todo o país, foram então seleccionadas 20 turmas como finalistas, entre as quais se apuraram as 2 turmas vencedoras que vão receber uma visita do Sportacus e da Estefânia.
Todos cumpriram com o essencial, comeram muitos doces desportivos durante o mês de Outubro, no total foram consumidos mais de 30.000 doces desportivos por todas as crianças que participaram nesta campanha.
Os trabalhos não podiam ser mais criativos, tivemos muito trabalho para selecionar os 20 melhores e até estamos a pensar fazer uma exposição com esses trabalhos! (...) Fotografias dos trabalhos finalistas

O trabalho da nossa escola está entre os seleccionados!!!!


"Depois desta adesão massiva, esperam-se ainda mais participações para as próximas etapas. O mês de Fevereiro traz um novo desafio, desta vez ligado às máscaras e à fotografia. "
Dia da Amizade

Para celebrar o dia da Amizade e de S. Valentim, os alunos do Pré-Escolar ouviram com muita atenção a história "O Sapo Apaixonado" e pintaram um desenho muito engraçado.

quarta-feira

Programa de rádio "Educando"
No passado dia 11 de Fevereiro, as escolas da Ponta do Sol e da Calheta participarem no programa de rádio "Educando", projecto do Baú de Leitura.
A Adriana do 4º Ano foi em representação da nossa escola declamar o poema "É urgente o amor" do poeta português Eugénio de Andrade, pois este programa foi dedicado ao dia dos Namorados e da Amizade.
Todos os alunos revelaram entusiasmo e grande expectativa, pois não é todos os dias que estão presentes num estúdio de uma rádio e em contacto com a locutora Jacinta Rodrigues.
O programa foi emitido no dia 13 de Fevereiro pelas 9h30m na Rádio Jornal da Madeira.


sábado


"Somos iguais, diferentes"

Na hora do conto, os alunos do 4º Ano ouviram com muita atenção a história “O Pequeno Trevo” de Ana Cristina Luz.
Para além de ter uma boa iniciativa, tem também uma espectacular componente didáctica de intervenção junto dos alunos. Aborda aspectos como a diferença e a amizade, perante a diferença simbolicamente representada por um trevo de quatro folhas.
O livro é acompanhadado por um DVD com música e letra de João Portugal.
Depois da leitura da história, os alunos elaboraram uma banda desenhada.
Somos iguais, diferentes
Não nos interessa, o aspecto
Queremos que o mundo inteiro
dê ao trevo muito afecto!

Brincando com as figuras geométricas

quinta-feira

O Inverno já chegou! Que friooooo


****

Homenagem ao Inverno...

A chuva bate na janela

E faz plim plim.

A paisagem é tão bela

Que até parece não ter fim!



***

O Inverno chegou

E a chuva pingou

O vento acordou

E a família brindou.



***

O vento já chegou

Que triste lamento

A chuva acordou

Que belo momento.

Quadras elaboradas pelos alunos do 3º Ano...



sábado


Concurso Literário

"Uma aventura... literária 2010"




Vamos cantar os Reis!

quarta-feira

Nesta época natalícia, a mãe da Cristina do 3º ano preparou-nos uma surpresa. Veio até à nossa escola contar-nos uma história muito engraçada.

terça-feira

Postais de Natal
Neste ano lectivo, a nossa escola realizou um intercâmbio de postais de Natal com a EB1/PE da Ladeira e Lamaceiros, Arco da Calheta.
Para a realização dos nossos postais reaproveitámos alguns materiais, visto sermos uma Eco-Escolas.

Quadras de Natal

Esta festa é especial
Pois todos a adoram
É a Noite de Natal
Onde todos colaboram!

André
3º Ano

Jesus é a luz
Que nasceu em Belém
É especial no Natal
Porque traz o bem!

Diana
3º Ano

Os meninos e as meninas
Gostam muito de presentes
E na noite de Natal
Todos ficam muito contentes!

Carlos
3º Ano

Animação Itinerante - Projecto Baú de Leitura
Nos dias 3 e 4 de Dezembro, a Carrinha de Animação Itinerante esteve na EB1/PE do Lombo do Atouguia. Os alunos deslocarem-se ao seu interior para a consulta de diversos livros, jogos e computadores. Todos os alunos gostaram muito desta experiência!

quarta-feira

Biblioteca Pública Regional da Madeira

No Passado dia 27 de Novembro a turma do 3º e 4º Ano da EB1/PE do Lombo do Atouguia visitou pela primeira vez a Biblioteca Pública Regional.

Irmãos Grimm



Os irmãos Grimm , Jacob e Wilhelm Grimm, nascidos em 4 de Janeiro de 1785 e 24 de Fevereiro de 1786, respectivamente, foram dois alemães que se dedicaram ao registo de várias fábulas infantis, ganhando assim grande notoriedade. Também deram grandes contribuições à língua alemã com um dicionário e estudos de linguística, e ao estudo do folclore.

Rapunzel


Lenda de S. Martinho



O Magusto

quinta-feira

Campanha Doce Desportivo

" Os doces desportivos são a nossa fonte de energia saudável diária! "

terça-feira

Dia das Bruxas

Na Hora do Conto, os alunos ouviram atentamente algumas aventuras hilariantes da Bruxa Mimi, de Valerie Thomas, como por exemplo "A Bruxa Mimi e a Varinha Mágica" e "A Bruxa Mimi e o Dragão da Meia-Noite". Depois realizaram alguns trabalhos espectaculares.
Os alunos do 2º ano também tiveram a oprtunidade de ouvir o poema "A Bruxa Castanha" de António Mota e de recriar o poema com pictogramas.

Baú de Leitura
A nossa escola aderiu pela primeira vez ao Projecto Baú de Leitura, o qual incide sobretudo no empréstimo de livros às escolas inscritas e na dinamização das bibliotecas escolares. Tem como premissa sensibilizar para a leitura/escrita lúdica, promover o intercâmbio entre Bibliotecas Escolares, criar espaços de reflexão e debate no âmbito do livro e da leitura, entre outros.

No dia 28 de Outubro, realizou-se a sessão de abertura do Projecto Baú de Leitura , no Centro das Artes-Casa das Mudas na Calheta . « Ao virar da página, um novo mundo!» é o lema do Baú de Leitura para este ano.

sábado

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

Um amigo é....



Os nossos ídolos
Nas aulas de Ludoteca, os alunos do 3º ano fizeram um exercício muito engraçado. Procuraram em jornais e revistas o seu ídolo e recortaram apenas a sua cara porque depois tiveram a oportunidade de desenhar o seu corpo. Vejam lá as imagens dos fantásticos trabalhos realizados.

terça-feira

Chegou o Outono!



O Espantalho Enamorado


Autor: Guido Visconti e Giovanna Osellame
...
O Espantalho Gustavo está apaixonado por uma menina-espantalho que se chama Amélia, e sonha um dia juntar-se a ela no cimo da colina. E como o amor triunfa sempre, ele vai conseguir superar os obstáculos e vai alcançar o que sempre sonhou.



A Menina Gotinha de Água, Papiniano Carlos
O clube de teatro da nossa escola, para celebrar o Dia da Água, preparou uma peça de teatro em sombras chinesas baseada na obra literária de Papiniano Carlos "A Menina Gotinha de Água".
Nuno escapa à gripe A

Após a leitura activa e reflexiva da história "Nuno escapa à gripe A", os alunos do 4º ano elaboraram alguns cartazes com os cuidados a ter para evitar o contágio do vírus da Gripe A e apresentaram a toda a comunidade escolar.

O Feitiço da Birra, de Laura Ferreira Rodrigues

O Feitiço da Birra é uma história que foca a importância da socialização, da cooperação e do saber conviver, apesar dos efeitos do terrível da birra. É uma história pedagógica que desenvolve e estimula nas crianças valores sociais importantes no desenvolvimento e formação pessoal, tais como: tolerância, aceitação e respeito. As personagens principais são príncipes e princesas de vários pontos do mundo (crianças com divergentes personalidades), uma fada (educadora), uma madrinha (auxiliar de acção educativa), castelo encantado (jardim de infância), e claro uma bruxinha."