sexta-feira
quarta-feira

A Páscoa está a chegar!
Há muitos ovos para comer
E amêndoas para saborear!
Vamos juntos festejar!
Um cesto cheio de ovos
Todos vão querer
Cobertos de chocolate
Vamos todos comer!
A Páscoa chegou
E com ela muita alegria
Os dias estão mais belos
Cheios de harmonia!
Coelhinho da Páscoa
Não te esqueças de mim
Traz-me ovos e amêndoas
E deixa no meu jardim!
Trabalho colectivo - 4º Ano
No dia 22 de Março, pelas 10 horas, teve lugar na EB1/PE do Lombo Guiné a Final Concelhia do Triatlo Literário. O João Carlos do 4º ano foi o aluno escolhido pela nossa escola para realizar as três provas: leitura, cultura geral e escrita .
A nossa escola também participou neste evento com a peça de teatro "Rapunzel".
Estão todos de parabéns pelo empenho.
Para celebrar o DIA DO PAI os alunos, na Biblioteca, ouviram histórias muito engraçados e elaboraram um postal muito bonito para oferecer ao pai no dia 19 de Março.
________________________________________________________
Na hora do conto, os alunos do Pré-Escolar ouviram atentamente a história “Eu e o meu Papá” de Alison Ritchie.
E melhor pai não há!
Os alunos do 1º ano ouviram com entusiasmo a história "Pê de pai" de Isabel Martins, e depois conversamos um pouco sobre esta efeméride. Depois pintaram uma imagem muito bonita alusiva ao Dia do Pai e elaboraram um postal.
"Pai
Tu é meu amigo!
Eu gosto muito de ti!"
Pai, tu és meu amigo
Melhor no mundo não há
Gosto de estar contigo
Amo-te muito papá!
2º Ano
************************
Pai,
Por todo o carinho
Amor e dedicação
Recebe um beijinho
De todo o meu coração!
3º Ano
****************************
Pai, tu és o meu mundo
E a estrela que me guia
Tens um coração bem fundo
Onde reina muita alegria
4º Ano
segunda-feira
“Eu tenho muitos amigos mas há um que é muito especial. Ele chama-se André.
Eu gosto de brincar com ele às escondidas e às apanhadas…
Quando estou com ele sinto-me bem. Ele também é muito meu amigo. Também chateamo-nos às vezes mas passa logo.
O meu amigo é muito verdadeiro, sincero e muito simpático."
“ Eu tenho muitos amigos. No recreio brincamos às apanhadas e ao “pisa-pisa”. O meu melhor amigo é o André porque ele brinca comigo…
Eu e os meus amigos chateamo-nos às vezes mas passa logo. Tenho 390 amigos no Facebook, incluindo franceses.
Eu adoro os meus amigos porque eles lembram-se sempre de mim.
Tenho um segundo melhor amigo que se chama Eduardo. O meu terceiro amigo é o Wilson”

Élvio - 3º Ano
quinta-feira
Todos cumpriram com o essencial, comeram muitos doces desportivos durante o mês de Outubro, no total foram consumidos mais de 30.000 doces desportivos por todas as crianças que participaram nesta campanha.
Os trabalhos não podiam ser mais criativos, tivemos muito trabalho para selecionar os 20 melhores e até estamos a pensar fazer uma exposição com esses trabalhos! (...) Fotografias dos trabalhos finalistas
quarta-feira
Todos os alunos revelaram entusiasmo e grande expectativa, pois não é todos os dias que estão presentes num estúdio de uma rádio e em contacto com a locutora Jacinta Rodrigues.
O programa foi emitido no dia 13 de Fevereiro pelas 9h30m na Rádio Jornal da Madeira.
sábado
Na hora do conto, os alunos do 4º Ano ouviram com muita atenção a história “O Pequeno Trevo” de Ana Cristina Luz.Para além de ter uma boa iniciativa, tem também uma espectacular componente didáctica de intervenção junto dos alunos. Aborda aspectos como a diferença e a amizade, perante a diferença simbolicamente representada por um trevo de quatro folhas.
quinta-feira
****
Homenagem ao Inverno...
A chuva bate na janela
E faz plim plim.
A paisagem é tão bela
Que até parece não ter fim!
***
O Inverno chegou
E a chuva pingou
O vento acordou
E a família brindou.
***
O vento já chegou
Que triste lamento
A chuva acordou
Que belo momento.
Quadras elaboradas pelos alunos do 3º Ano...
quarta-feira
terça-feira
quarta-feira
Os irmãos Grimm , Jacob e Wilhelm Grimm, nascidos em 4 de Janeiro de 1785 e 24 de Fevereiro de 1786, respectivamente, foram dois alemães que se dedicaram ao registo de várias fábulas infantis, ganhando assim grande notoriedade. Também deram grandes contribuições à língua alemã com um dicionário e estudos de linguística, e ao estudo do folclore.
Rapunzel
terça-feira
Na Hora do Conto, os alunos ouviram atentamente algumas aventuras hilariantes da Bruxa Mimi, de Valerie Thomas, como por exemplo "A Bruxa Mimi e a Varinha Mágica" e "A Bruxa Mimi e o Dragão da Meia-Noite". Depois realizaram alguns trabalhos espectaculares.
Os alunos do 2º ano também tiveram a oprtunidade de ouvir o poema "A Bruxa Castanha" de António Mota e de recriar o poema com pictogramas.
No dia 28 de Outubro, realizou-se a sessão de abertura do Projecto Baú de Leitura , no Centro das Artes-Casa das Mudas na Calheta . « Ao virar da página, um novo mundo!» é o lema do Baú de Leitura para este ano.
.jpg)




















.jpg)









