quarta-feira

Irmãos Grimm



Os irmãos Grimm , Jacob e Wilhelm Grimm, nascidos em 4 de Janeiro de 1785 e 24 de Fevereiro de 1786, respectivamente, foram dois alemães que se dedicaram ao registo de várias fábulas infantis, ganhando assim grande notoriedade. Também deram grandes contribuições à língua alemã com um dicionário e estudos de linguística, e ao estudo do folclore.

Rapunzel


Lenda de S. Martinho



O Magusto

quinta-feira

Campanha Doce Desportivo

" Os doces desportivos são a nossa fonte de energia saudável diária! "

terça-feira

Dia das Bruxas

Na Hora do Conto, os alunos ouviram atentamente algumas aventuras hilariantes da Bruxa Mimi, de Valerie Thomas, como por exemplo "A Bruxa Mimi e a Varinha Mágica" e "A Bruxa Mimi e o Dragão da Meia-Noite". Depois realizaram alguns trabalhos espectaculares.
Os alunos do 2º ano também tiveram a oprtunidade de ouvir o poema "A Bruxa Castanha" de António Mota e de recriar o poema com pictogramas.

Baú de Leitura
A nossa escola aderiu pela primeira vez ao Projecto Baú de Leitura, o qual incide sobretudo no empréstimo de livros às escolas inscritas e na dinamização das bibliotecas escolares. Tem como premissa sensibilizar para a leitura/escrita lúdica, promover o intercâmbio entre Bibliotecas Escolares, criar espaços de reflexão e debate no âmbito do livro e da leitura, entre outros.

No dia 28 de Outubro, realizou-se a sessão de abertura do Projecto Baú de Leitura , no Centro das Artes-Casa das Mudas na Calheta . « Ao virar da página, um novo mundo!» é o lema do Baú de Leitura para este ano.

sábado

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares

Um amigo é....



Os nossos ídolos
Nas aulas de Ludoteca, os alunos do 3º ano fizeram um exercício muito engraçado. Procuraram em jornais e revistas o seu ídolo e recortaram apenas a sua cara porque depois tiveram a oportunidade de desenhar o seu corpo. Vejam lá as imagens dos fantásticos trabalhos realizados.

terça-feira

Chegou o Outono!



O Espantalho Enamorado


Autor: Guido Visconti e Giovanna Osellame
...
O Espantalho Gustavo está apaixonado por uma menina-espantalho que se chama Amélia, e sonha um dia juntar-se a ela no cimo da colina. E como o amor triunfa sempre, ele vai conseguir superar os obstáculos e vai alcançar o que sempre sonhou.



A Menina Gotinha de Água, Papiniano Carlos
O clube de teatro da nossa escola, para celebrar o Dia da Água, preparou uma peça de teatro em sombras chinesas baseada na obra literária de Papiniano Carlos "A Menina Gotinha de Água".
Nuno escapa à gripe A

Após a leitura activa e reflexiva da história "Nuno escapa à gripe A", os alunos do 4º ano elaboraram alguns cartazes com os cuidados a ter para evitar o contágio do vírus da Gripe A e apresentaram a toda a comunidade escolar.

O Feitiço da Birra, de Laura Ferreira Rodrigues

O Feitiço da Birra é uma história que foca a importância da socialização, da cooperação e do saber conviver, apesar dos efeitos do terrível da birra. É uma história pedagógica que desenvolve e estimula nas crianças valores sociais importantes no desenvolvimento e formação pessoal, tais como: tolerância, aceitação e respeito. As personagens principais são príncipes e princesas de vários pontos do mundo (crianças com divergentes personalidades), uma fada (educadora), uma madrinha (auxiliar de acção educativa), castelo encantado (jardim de infância), e claro uma bruxinha."

sexta-feira

quinta-feira

Verão.............Férias............

Santos Populares


domingo

Lengalengas

Os Dedos

Este menino um ovo achou,
Este o assou,
Este sal lhe deitou,
Este o provou,
Este o papou.


Dedo mindinho
Seu vizinho
Pai de todos
Fura bolos
Mata piolhos.

sábado


10 de Junho
Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas


sexta-feira

Festa Eco-Escolas

No dia 5 de Junho celebrou-se na nossa escola a Festa do Dia do Ambiente.
Preparamos uma panóplia de actividades para celebrar esta efeméride.
Tivemos patente na nossa escola uma exposição de eco-códigos.

domingo

Dia da Criança
O Nabo Gigante

quarta-feira

Visita ao Parque Temático da Madeira
O Parque Temático da Madeira, localizado na cidade de Santana, e único em Portugal, apresenta-se como um fantástico recinto de Exposições dedicado à história, à ciência e à tradição do Arquipélago da Madeira.
"O Dia em que o Mar Desapareceu"
José Fanha

Este livro fala-nos de uma história com preocupações de educação ecológica e ambiental, que conta o mau comportamento de uma horrorosa família de pássaros bisnaus que sujam a praia e fazem com que o mar fique sujo, triste e desapareça.Como é óbvio, no final o mar salva-se da poluição e volta a ser a maravilha que todos conhecemos.
Concurso Literário
"Se eu fosse um escritor...."

Entidade promotora:
CRIAMAR – Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens

Objectivo:
Desenvolver os hábitos de leitura e da escrita de modo a que os diferentes públicos criem uma apetência para criar o gosto pela literatura.Valorizar a expressão literária nos seus diferentes estilos, contextos e narrativas.

*
"Se eu fosse um escritor
Gostaria de ver o fundo do mar
Todo vestido azul pérola
Beijar as pedras das praias
Ouvir as ondas batendo
Ao som dos cantos das sereias."
*
Cátia - 4º ano
"Se eu fosse um escritor
Viajaria por todo o lado
Conhecendo várias pessoas
Cada uma com o seu fado. "
*
Ricardo Pascoal - 4º ano
*
"Acredito que um escritor
Tem o poder de voar
E de fazer os outros voarem.
Embriaga os leitores com o seu poder
De fazer sonhar e viajar
Sem os fazer sair do lugar.
Se eu fosse um escritor
Teria também este poder
E todos os meus livros estariam
Cheios de emoção, atrevimento e aventuras."
*
Patrícia Amaral - 4º ano

segunda-feira


Malta do Diário na EB1/PE do Lombo do Atouguia




domingo

.......................................
CONCURSO "JUNTA-TE AO CLUBE!" - Gailivro

Menção Honrosa:

VÍTOR JOSÉ S. GOMES

EB1/PE do Lombo da Atouguia - Calheta (Madeira )
Turma: 4.º Ano
Professor(a): Nélia Sousa


Muitos parabéns Vitor!!
......................................................................................................................................

quarta-feira

Dia da Mãe ...
Para celebrar o dia do Mãe, decidimos convidar a mãe da Cátia de 4º ano e a da Carina do 1º ano para virem à escola declamar um poema ou contar uma história. Foi muito divertido...espreitem lá as fotografias...
Dia Mundial do Livro
23 de Abril

domingo



sábado



II Feira do Livro

na EB1/PE do Lombo do Atouguia