terça-feira

Nuno escapa à gripe A

Após a leitura activa e reflexiva da história "Nuno escapa à gripe A", os alunos do 4º ano elaboraram alguns cartazes com os cuidados a ter para evitar o contágio do vírus da Gripe A e apresentaram a toda a comunidade escolar.

O Feitiço da Birra, de Laura Ferreira Rodrigues

O Feitiço da Birra é uma história que foca a importância da socialização, da cooperação e do saber conviver, apesar dos efeitos do terrível da birra. É uma história pedagógica que desenvolve e estimula nas crianças valores sociais importantes no desenvolvimento e formação pessoal, tais como: tolerância, aceitação e respeito. As personagens principais são príncipes e princesas de vários pontos do mundo (crianças com divergentes personalidades), uma fada (educadora), uma madrinha (auxiliar de acção educativa), castelo encantado (jardim de infância), e claro uma bruxinha."

sexta-feira

quinta-feira

Verão.............Férias............

Santos Populares


domingo

Lengalengas

Os Dedos

Este menino um ovo achou,
Este o assou,
Este sal lhe deitou,
Este o provou,
Este o papou.


Dedo mindinho
Seu vizinho
Pai de todos
Fura bolos
Mata piolhos.

sábado


10 de Junho
Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas


sexta-feira

Festa Eco-Escolas

No dia 5 de Junho celebrou-se na nossa escola a Festa do Dia do Ambiente.
Preparamos uma panóplia de actividades para celebrar esta efeméride.
Tivemos patente na nossa escola uma exposição de eco-códigos.

domingo

Dia da Criança
O Nabo Gigante

quarta-feira

Visita ao Parque Temático da Madeira
O Parque Temático da Madeira, localizado na cidade de Santana, e único em Portugal, apresenta-se como um fantástico recinto de Exposições dedicado à história, à ciência e à tradição do Arquipélago da Madeira.
"O Dia em que o Mar Desapareceu"
José Fanha

Este livro fala-nos de uma história com preocupações de educação ecológica e ambiental, que conta o mau comportamento de uma horrorosa família de pássaros bisnaus que sujam a praia e fazem com que o mar fique sujo, triste e desapareça.Como é óbvio, no final o mar salva-se da poluição e volta a ser a maravilha que todos conhecemos.
Concurso Literário
"Se eu fosse um escritor...."

Entidade promotora:
CRIAMAR – Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens

Objectivo:
Desenvolver os hábitos de leitura e da escrita de modo a que os diferentes públicos criem uma apetência para criar o gosto pela literatura.Valorizar a expressão literária nos seus diferentes estilos, contextos e narrativas.

*
"Se eu fosse um escritor
Gostaria de ver o fundo do mar
Todo vestido azul pérola
Beijar as pedras das praias
Ouvir as ondas batendo
Ao som dos cantos das sereias."
*
Cátia - 4º ano
"Se eu fosse um escritor
Viajaria por todo o lado
Conhecendo várias pessoas
Cada uma com o seu fado. "
*
Ricardo Pascoal - 4º ano
*
"Acredito que um escritor
Tem o poder de voar
E de fazer os outros voarem.
Embriaga os leitores com o seu poder
De fazer sonhar e viajar
Sem os fazer sair do lugar.
Se eu fosse um escritor
Teria também este poder
E todos os meus livros estariam
Cheios de emoção, atrevimento e aventuras."
*
Patrícia Amaral - 4º ano

segunda-feira


Malta do Diário na EB1/PE do Lombo do Atouguia




domingo

.......................................
CONCURSO "JUNTA-TE AO CLUBE!" - Gailivro

Menção Honrosa:

VÍTOR JOSÉ S. GOMES

EB1/PE do Lombo da Atouguia - Calheta (Madeira )
Turma: 4.º Ano
Professor(a): Nélia Sousa


Muitos parabéns Vitor!!
......................................................................................................................................

quarta-feira

Dia da Mãe ...
Para celebrar o dia do Mãe, decidimos convidar a mãe da Cátia de 4º ano e a da Carina do 1º ano para virem à escola declamar um poema ou contar uma história. Foi muito divertido...espreitem lá as fotografias...
Dia Mundial do Livro
23 de Abril

domingo



sábado



II Feira do Livro

na EB1/PE do Lombo do Atouguia


domingo


segunda-feira

Dia da Árvore
- 21 de Março -



"Reciclina Florida"

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta a nossa escola participou no concurso "Constroi uma Árvore" promovido pelo Parque Natural da Madeira.
A nossa ávore foi feita com copos de iogurte e garrafas de água.
Os alunos trabalharam imenso!!!
A nossa "Árvore Ecológica" está actualmente na exposição que está patente no Madeira Shopping.






A Árvore

A árvore dá-nos o ar
Vamos fazer uma grande festa
Gosto muito de a ter
Aqui na minha floresta.


No dia 21 de Março
Celebramos uma grande festa
Em que plantamos uma árvore
Aqui na nossa floresta.


A árvore é nossa amiga
Até nos dá o papel
Vou fazer uma pintura
Com tinta e papel.


Devemos cuidar das árvores
Não as deixes morrer
Com toda a gente a cuidar
Juntos iremos crescer.



4º ano

Dia do Pai

quarta-feira


A Hora do Conto do 1º ano foi, esta semana, dedicada à fábula A Raposa e as Uvas. Depois de ouvirem com muita atenção esta fábula de La Fontaine traduzida por Bocage, os alunos completaram algumas lacunas do poema com ilustrações.