quarta-feira

Visita ao Parque Temático da Madeira
O Parque Temático da Madeira, localizado na cidade de Santana, e único em Portugal, apresenta-se como um fantástico recinto de Exposições dedicado à história, à ciência e à tradição do Arquipélago da Madeira.
"O Dia em que o Mar Desapareceu"
José Fanha

Este livro fala-nos de uma história com preocupações de educação ecológica e ambiental, que conta o mau comportamento de uma horrorosa família de pássaros bisnaus que sujam a praia e fazem com que o mar fique sujo, triste e desapareça.Como é óbvio, no final o mar salva-se da poluição e volta a ser a maravilha que todos conhecemos.
Concurso Literário
"Se eu fosse um escritor...."

Entidade promotora:
CRIAMAR – Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens

Objectivo:
Desenvolver os hábitos de leitura e da escrita de modo a que os diferentes públicos criem uma apetência para criar o gosto pela literatura.Valorizar a expressão literária nos seus diferentes estilos, contextos e narrativas.

*
"Se eu fosse um escritor
Gostaria de ver o fundo do mar
Todo vestido azul pérola
Beijar as pedras das praias
Ouvir as ondas batendo
Ao som dos cantos das sereias."
*
Cátia - 4º ano
"Se eu fosse um escritor
Viajaria por todo o lado
Conhecendo várias pessoas
Cada uma com o seu fado. "
*
Ricardo Pascoal - 4º ano
*
"Acredito que um escritor
Tem o poder de voar
E de fazer os outros voarem.
Embriaga os leitores com o seu poder
De fazer sonhar e viajar
Sem os fazer sair do lugar.
Se eu fosse um escritor
Teria também este poder
E todos os meus livros estariam
Cheios de emoção, atrevimento e aventuras."
*
Patrícia Amaral - 4º ano

segunda-feira


Malta do Diário na EB1/PE do Lombo do Atouguia




domingo

.......................................
CONCURSO "JUNTA-TE AO CLUBE!" - Gailivro

Menção Honrosa:

VÍTOR JOSÉ S. GOMES

EB1/PE do Lombo da Atouguia - Calheta (Madeira )
Turma: 4.º Ano
Professor(a): Nélia Sousa


Muitos parabéns Vitor!!
......................................................................................................................................

quarta-feira

Dia da Mãe ...
Para celebrar o dia do Mãe, decidimos convidar a mãe da Cátia de 4º ano e a da Carina do 1º ano para virem à escola declamar um poema ou contar uma história. Foi muito divertido...espreitem lá as fotografias...
Dia Mundial do Livro
23 de Abril

domingo



sábado



II Feira do Livro

na EB1/PE do Lombo do Atouguia


domingo


segunda-feira

Dia da Árvore
- 21 de Março -



"Reciclina Florida"

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta a nossa escola participou no concurso "Constroi uma Árvore" promovido pelo Parque Natural da Madeira.
A nossa ávore foi feita com copos de iogurte e garrafas de água.
Os alunos trabalharam imenso!!!
A nossa "Árvore Ecológica" está actualmente na exposição que está patente no Madeira Shopping.






A Árvore

A árvore dá-nos o ar
Vamos fazer uma grande festa
Gosto muito de a ter
Aqui na minha floresta.


No dia 21 de Março
Celebramos uma grande festa
Em que plantamos uma árvore
Aqui na nossa floresta.


A árvore é nossa amiga
Até nos dá o papel
Vou fazer uma pintura
Com tinta e papel.


Devemos cuidar das árvores
Não as deixes morrer
Com toda a gente a cuidar
Juntos iremos crescer.



4º ano

Dia do Pai

quarta-feira


A Hora do Conto do 1º ano foi, esta semana, dedicada à fábula A Raposa e as Uvas. Depois de ouvirem com muita atenção esta fábula de La Fontaine traduzida por Bocage, os alunos completaram algumas lacunas do poema com ilustrações.






terça-feira

É Carnaval!!














sexta-feira

Semana da Amizade na Escola do Atouguia

O dia de São Valentim é já no próximo sábado e por isso decidimos criar a semana da amizade na Escola do Atouguia.















Os alunos escreveram uma carta para entregar ao seu melhor amigo(a) acompanhada por uma bonita ilustração.



O Clube de Teatro da Escola do Atouguia cebebrou a presente efeméride com uma bonita dramatização, A Branca de Neve e os Sete Anões.

sábado

A Joaninha Vaidosa

Na hora do conto, os alunos da pré ouviram atentamente a história A Joaninha Vaidosa, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Na actividade complementar, os alunos criaram um puzzle muito bonito. Começaram por pintar a figura de uma joaninha e colaram-na num cartão. Posteiormente, os alunos recortaram a imagem já colorida em seis quadrados uniformes.
O resultado final foi muito interessante como podem constatar.

quarta-feira

"Uma Aventura Literária 2009"




















A história A Gata Gatilde foi a proposta de leitura recreatiava para algumas turmas da escola do Atouguia.
A turma do pré-escolar, apesar de não participar no concurso literário Uma Aventura Literária 2009, demonstrou muito interesse e entusiasmo pela história, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Como actividade complementar à leitura, os alunos pintaram algumas máscaras muito engraçadas e dramatizaram a história contada pela animadora.







segunda-feira

Inverno...Que frioooooooooo!!




Inverno? Estás bem?
Não tiveste saudades minhas?
Vais embora quando?
Era tão bom ter-te por cá!
Receber-te foi uma surpresa.
Não te vás embora
Ohhh meu querido Inverno!


Diogo
2º ano




quinta-feira

"Aventura no Funchal"

No dia 20 de Janeiro de 2009, os alunos das turmas do 1º e do 4º ano da EB1/PE do Lombo do Atouguia, acompanhados pelas professoras do curricular e pela animadora, deslocaram-se ao Funchal, mais precisamente ao Cine Teatro de Santo António para assistir à peça de teatro infanto-juvenil Aventura no Funchal. A referida peça estava inserida nas comemorações dos 500 anos de elevação do Funchal à categoria de Cidade.


Resumo:
Penélope e Damião vêm pela primeira vez à Madeira onde conhecerão os seus avós do Funchal. Acostumados a viver numa grande cidade, não estão entusiasmados com a ideia de passar dois meses de férias no campo e ainda por cima com
um par de velhos a tomar conta deles. Contudo, eles nem imaginam a aventura que os espera: uma viagem mágica, de 500 anos, através do tempo onde irão ser testemunhas do povoamento do Funchal, conhecer os seus tetra-tetravós e até mesmo João Gonçalves Zarco, o navegador.

Uma aventura que lhes fará despertar o amor e o orgulho pela terra dos seus antepassados e que, sobretudo, os levará a valorizar a experiência e sabedoria dos mais velhos, criando, assim, um laço de amor e ternura indestrutível entre netos, avós e a cidade que os cativará.


Sto Amaro....

Vamos varrer os armários....

Hoje é dia de Sto Amaro
Armários bem arrumados
Vamos visitar os vizinhos
E comer doces variados.

Vimos cantar o Sto Amaro
Pelas portas da Madeira
Para alegrar as pessoas
Com a nossa brincadeira.

4º ano

Dia dos Reis