domingo



sábado



II Feira do Livro

na EB1/PE do Lombo do Atouguia


domingo


segunda-feira

Dia da Árvore
- 21 de Março -



"Reciclina Florida"

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta a nossa escola participou no concurso "Constroi uma Árvore" promovido pelo Parque Natural da Madeira.
A nossa ávore foi feita com copos de iogurte e garrafas de água.
Os alunos trabalharam imenso!!!
A nossa "Árvore Ecológica" está actualmente na exposição que está patente no Madeira Shopping.






A Árvore

A árvore dá-nos o ar
Vamos fazer uma grande festa
Gosto muito de a ter
Aqui na minha floresta.


No dia 21 de Março
Celebramos uma grande festa
Em que plantamos uma árvore
Aqui na nossa floresta.


A árvore é nossa amiga
Até nos dá o papel
Vou fazer uma pintura
Com tinta e papel.


Devemos cuidar das árvores
Não as deixes morrer
Com toda a gente a cuidar
Juntos iremos crescer.



4º ano

Dia do Pai

quarta-feira


A Hora do Conto do 1º ano foi, esta semana, dedicada à fábula A Raposa e as Uvas. Depois de ouvirem com muita atenção esta fábula de La Fontaine traduzida por Bocage, os alunos completaram algumas lacunas do poema com ilustrações.






terça-feira

É Carnaval!!














sexta-feira

Semana da Amizade na Escola do Atouguia

O dia de São Valentim é já no próximo sábado e por isso decidimos criar a semana da amizade na Escola do Atouguia.















Os alunos escreveram uma carta para entregar ao seu melhor amigo(a) acompanhada por uma bonita ilustração.



O Clube de Teatro da Escola do Atouguia cebebrou a presente efeméride com uma bonita dramatização, A Branca de Neve e os Sete Anões.

sábado

A Joaninha Vaidosa

Na hora do conto, os alunos da pré ouviram atentamente a história A Joaninha Vaidosa, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Na actividade complementar, os alunos criaram um puzzle muito bonito. Começaram por pintar a figura de uma joaninha e colaram-na num cartão. Posteiormente, os alunos recortaram a imagem já colorida em seis quadrados uniformes.
O resultado final foi muito interessante como podem constatar.

quarta-feira

"Uma Aventura Literária 2009"




















A história A Gata Gatilde foi a proposta de leitura recreatiava para algumas turmas da escola do Atouguia.
A turma do pré-escolar, apesar de não participar no concurso literário Uma Aventura Literária 2009, demonstrou muito interesse e entusiasmo pela história, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Como actividade complementar à leitura, os alunos pintaram algumas máscaras muito engraçadas e dramatizaram a história contada pela animadora.







segunda-feira

Inverno...Que frioooooooooo!!




Inverno? Estás bem?
Não tiveste saudades minhas?
Vais embora quando?
Era tão bom ter-te por cá!
Receber-te foi uma surpresa.
Não te vás embora
Ohhh meu querido Inverno!


Diogo
2º ano




quinta-feira

"Aventura no Funchal"

No dia 20 de Janeiro de 2009, os alunos das turmas do 1º e do 4º ano da EB1/PE do Lombo do Atouguia, acompanhados pelas professoras do curricular e pela animadora, deslocaram-se ao Funchal, mais precisamente ao Cine Teatro de Santo António para assistir à peça de teatro infanto-juvenil Aventura no Funchal. A referida peça estava inserida nas comemorações dos 500 anos de elevação do Funchal à categoria de Cidade.


Resumo:
Penélope e Damião vêm pela primeira vez à Madeira onde conhecerão os seus avós do Funchal. Acostumados a viver numa grande cidade, não estão entusiasmados com a ideia de passar dois meses de férias no campo e ainda por cima com
um par de velhos a tomar conta deles. Contudo, eles nem imaginam a aventura que os espera: uma viagem mágica, de 500 anos, através do tempo onde irão ser testemunhas do povoamento do Funchal, conhecer os seus tetra-tetravós e até mesmo João Gonçalves Zarco, o navegador.

Uma aventura que lhes fará despertar o amor e o orgulho pela terra dos seus antepassados e que, sobretudo, os levará a valorizar a experiência e sabedoria dos mais velhos, criando, assim, um laço de amor e ternura indestrutível entre netos, avós e a cidade que os cativará.


Sto Amaro....

Vamos varrer os armários....

Hoje é dia de Sto Amaro
Armários bem arrumados
Vamos visitar os vizinhos
E comer doces variados.

Vimos cantar o Sto Amaro
Pelas portas da Madeira
Para alegrar as pessoas
Com a nossa brincadeira.

4º ano

Dia dos Reis

sábado

NATAL!!!!!

sexta-feira

Feliz Natal!


segunda-feira

Baú de Solidariedade...

Neste Natal, todos os alunos da escola do Atouguia estão empenhados num projecto de solidariedade.


Pretende-se recolher roupas para crianças e brinquedos, de modo a proporcionar um pouco mais de alegria e conforto a quem precisa...


domingo

Contos Tradicionais....


História a várias mãos

Os alunos do 4º ano envonlveram-se num novo projecto, a criação de uma História a Várias Mãos!
O primeiro passo foi definir o tema: "Uma aventura na escola do Atouguia!" Depois, em conjunto, elaboramos o início da história.
Agora cabe a cada aluno, com a ajuda dos pais, dar continuidade à aventura....
Desta forma, os alunos pretendem elaborar um livro com a história criada e assim deixar a sua marca nesta escola que os acolheu durante alguns anos...

sábado

Dia Mundial do Não Fumador

No dia 17 de Novembro celebrou-se o "Dia Mundial do Não Fumador", onde os alunos do 3º e 4º Ano tiveram a oportunidade de participar numa acção de sensibilização sobre os malefícios do tabaco, promovida pela enfermeira Conceição Perez, do Centro de Sáude da Calheta.
Ao longo desta semana criaram logótipos, consultaram panfletos, elaboraram alguns cartazes sobre a presente temática e muito mais...

São Martinho






Dia Mundial contra o Racismo

No dia 9 de Novembro celebrou-se um dia muito importante, o Dia Mundial contra o Racismo. Durante esta semana, nas sessões de animação de biblioteca, todos os alunos ouviram atentamente histórias sobre a presente temática e elaboraram trabalhos para afixar na exposição "Ver o Mundo pelos Olhos dos Outros".