sexta-feira


terça-feira

O Feiticeiro de OZ

Trabalhos elaborados pelo 3º ano para a Exposição Itinerante do Baú de Leitura.

Primavera


segunda-feira


Dia do Pai

 

"O Príncipe Feliz" - Livro das Metas

Trabalhos realizados pelos alunos do 4º ano







Oscar Wilde

"O Príncipe Feliz"


"O Mercador de Coisa Nenhuma" - Livro das Metas
Trabalhos realizados pelos alunos do 3º ano

 

António Torrado


"O Mercador de Coisa Nenhuma"


Poemas de Cecília Meireles - Livro das Metas

Trabalhos realizados pelos alunos do 1º e 2º ano

Cecília Meireles


Ou isto ou aquilo


Fotos Triatlo Literário


Triatlo Literário

Texto criativo do aluno Fábio Jardim, da EB1/PE do Lombo do Atouguia. O ponto de partida para a escrita foi a história "O pescador que não pescava nada".

Uma Aventura no fundo do pontão

        Olá a todos! Eu sou o pescador Fábio e queria contar-vos uma aventura que tive no fundo de um pontão.
        Foi em 1998, numa linda manhã de primavera, que decidi ir até à praia da Calheta pescar qualquer coisinha para o almoço. Quando cheguei ao pontão senti um vento forte e suspeitei que alguma coisa estranha iria acontecer. De repente, uma trovoada instalou-se e resolvi voltar para casa.
      Quando comecei a recolher a linha, apercebi-me que alguma coisa estava a puxar-me com muita força. Uma força tão grande que acabou por arrastar-me para o fundo do mar. Era um redemoinho oceânico.
       Lá descobri uma civilização que desapareceu há muitos anos e que tenho a certeza que vocês conhecem. A famosa Atlântida! É verdade! O maior dos tesouros dos Sete Mares!
        Logo de seguida comecei a explorar aquela ilha subterrânea. Fui até à torre mais alta, entrei em várias casas, igrejas e ao sair vi imensos edifícios públicos como aqueles que há cá em cima… Uma aventura maravilhosa!
        Só tinha uma coisa a fazer… Mostrar ao mundo a minha descoberta!
        Nesse momento comecei a nadar até à superfície. Na superfície contei a todos o que tinha descoberto. O meu achado foi notícia em todo o lado. Foi a notícia mais importante na televisão, nos jornais e na internet!
       E desde esse dia tornei-me na pessoa mais conhecida do mundo!

sexta-feira

Dia dos Namorados


 

 
 

O Segredo do Rio, de Miguel Sousa Tavares


Carnaval

 

terça-feira

Triatlo Literário

Após a leitura e exploração da obra "O Pescador que não pescava nada", os alunos do 4º ano da EB1/PE do Lombo do Atouguia realizaram o Triatlo Literário, na aula de Animação de Biblioteca.  

O aluno Fábio Jardim foi o vencedor. E ele irá representar a nossa escola, na fase concelhia no dia 19 de fevereiro, na EB1/PE da Ladeira e Lamaceiros.

quinta-feira

Escrita Criativa

Viagem ao Mundo Desconhecido

       Tocou o despertador! Já são horas de ir para a escola. Que bem voltar a ver os meus amigos.
       Cheguei à escola e dirigiu-me à sala do 3º ano quando, de repente, senti o chão a tremer. Nesse mesmo instante, a escola ganhou asas e começou a voar em direcção às nuvens.
       Eu e os meus amigos começamos a gritar e a correr para junto da professora Carla.
       - Não tenham medo meninos – gritou a professora, também muito assustada.
       A escola atravessou as nuvens fofinhas e aterrou num planeta desconhecido. Neste planeta não vivia humanos mas sim números. Era o país da Matemática.
       Os números eram muitos coloridos e saltitantes. Estavam sempre a resolver contas e problemas.
     - Querem ajudar-nos a resolver as contas de subtrair?-perguntou o número um.
     - Sim! -gritamos todos em conjunto.
     De repente, o vento começou a soprar com muita força e a escola deu uma grande cambalhota. A Nicole escorregou e acabou por cair pela janela fora.
      - Cuidado Nicole! -gritaram as crianças.
      O senhor diretor foi a correr até à janela e conseguiu agarrar a mão da Nicole para não se magoar.
      Minutos depois, a escola encontrou o país da Língua Portuguesa. Lá viviam as letras do alfabeto em grande harmonia. A escola caiu no país da língua portuguesa. Os meninos da escola do Atouguia encontraram as letras do alfabeto a dançar e a formar palavras de amor e amizade.
       Algumas horas depois, a escola voltou a voar e embateu no país da ginástica.
       - É o Cristiano Ronaldo. -exclamou o Rodrigo.
       - Olá meninos Quem quer marcar uns penáltis comigo? - perguntou o jogador do Real Madrid.
       - Nós! -gritaram o Henrique, o Rodrigo, o Renato e o Flávio todos contentes.
      O jogo foi cansativo mas também divertido. Os alunos da escola ganharam os penáltis por uma diferença mínima.
      Quando os alunos estavam a comemorar a vitória muito divertidos, ouviram uma voz de mulher a gritar.
       Era a Nídia a acordar-nos.
3º Ano

Concurso "Uma Aventura Literária 2013"

No âmbito co consurso "Uma Aventura ... Literária 2013", os alunos do 1º e 2º anos ouviram atentamente a história "A Joaninha Vaidosa" e elaboraram alguns desenhos muito criativos.

Inverno