Uma história fantástica ....
Uma aventura na biblioteca
Numa manhã de trovoada, a turma do 3º ano da Escola do Atouguia dirigiu-se à biblioteca para ter uma aula com a professora Nélia.
Quando os alunos já estavam sentados, de repente ouviram um barulho numa das estantes dos livros. O Luís Teixeira, o Eduardo e o João Paulo foram ver o que se passava. Os rapazes repararam que existia uma passagem secreta atrás do baú de leitura. Cheios de medo, desceram por uma escada de pedra, coberta de teias de aranha.
Pelo caminho ouviram alguém e resolveram chamar o resto da turma para os ajudar a desvendar aquele mistério. De seguida, a turma caminhou pela passagem secreta até que encontrou um castelo assombrado.
Lá dentro estavam todos os professores da escola, presos numa jaula minúscula. De repente, apareceu um ogre gigante e cruel que os ia cozinhar. Muitos assustados, os alunos decidiram salvar os professores e aproveitaram que o ogre estava distraído. Então, resolveram esfregar cebolas nos olhos do gigante. Ele começou a chorar desesperadamente.
A Tatiana tirou a chave da jaula que estava no bolso do ogre e correu para libertar os professores. Ela abriu a jaula e todos correram para regressar à biblioteca.
O director Avelino e o professor Carlos taparam a entrada da passagem secreta com estantes muito pesadas para o ogre não poder alcançar os professores.
E foi assim que a turma do 3º ano viveu uma aventura fantástica na biblioteca.
Texto Colectivo
3º Ano